A House Music fez e ainda faz muito sucesso nas pistas de todo mundo e no Brasil é um dos estilos de música eletrônica mais ouvido. O estilo surgiu na década de 80 e acredita-se que o termo “house” tenha sido criado em referência ao Warehouse, um clube noturno em Chicago, um grande point de pessoas negras, latinas e LGBTQIA+. Que encontram neste espaço um local de acolhimento e diversão.
Com os avanços tecnológicos na área de produção musical e barateamento de alguns equipamentos, artistas e produtores conseguiram inovar nesse quesito e têm entregado um som diferente do que era feito no passado, mas ainda continuam embalando pistas de todo lugar.
O ritmo que era underground foi criando novos fãs por todo EUA e chegou ao “mainstream” da época, tamanha popularidade fez com que conquistasse o mundo inteiro, incluindo o Brasil. Lembrando que o hit “The Rhythm of the Night” é de uma cantora brasileira, a icônica Corona.
Do mainstream ao underground, o ritmo é historicamente preto e reunimos alguns dos nossos Djs de House Music favoritos no momento para você conhecer!
Kaytranada
O primeiro da lista é um dos nomes mais importantes da House Music atualmente. Louis Kevin Celestin, aka Kaytranada, nasceu no Haiti e cresceu em Montreal, Canadá. Sua primeira produção musical foi com 15 anos e de lá pra cá tem ganhado mais reconhecimento internacional por causa do grande número de gêneros e referências musicais que coloca em seus trabalhos. O ápice de sua carreira até agora, veio em 2019, quando lançou seu segundo álbum, ganhando três indicações ao Grammy 2021, recebendo dois prêmios.
Kitty Amor
DJ, produtora e influenciadora, Kitty Amor é uma representante apaixonada pela música que toca, o Afro-House. Hoje, figura importante na cena, Kitty passou 10 anos lutando para que ela e seu som fossem ouvidos. Alcançando o marco agridoce de ser a primeira DJ de Afro-House a tocar na Printworks, um dos maiores e mais populares locais do Reino Unido. Também deixou sua marca internacionalmente tocando em festivais como Soundwaves e New Beat, além de dominar as pistas de Ibiza, Amsterdã, Portugal, Grécia e África do Sul.
No verdadeiro espírito de desbravação, a artista vem lançando informações sobre a crescente comunidade Afro House e por que esse som e seus talentos merecem mais atenção. Esperamos que finalmente o mundo esteja ouvindo.
Kiddy Smile
Conhecido como “Príncipe francês do Vogue”, Kiddy Smile é cantor, produtor, dançarino e ativista francês pelos direitos dos LGBTQIA +. Com uma adolescência turbulenta na cidade de Rambouillet, interior da França, começou a gostar de dançar e participou de clipes ao lado de George Michael e Jennifer, atriz e cantora francesa. Foi estilista e dentro da música cita a música negra americana, como o gospel e hip-hop, incluindo a música de Chicago e Detroit dos anos 90 como suas influências.
Além de trabalhos no cinema francês, sua experiência como DJ em clubes franceses o levou ao voguing e a produção de eventos. RElutante em ser categorizado, Kiddy adotou a cultura em que sua cor de pelo, seu amor pela moda e sua homossexualidade são amplamente aceitos.
Jamie 3:26
Crescendo em um ambiente de festas em casa, bailes escolares, DJs na rua e ringues de patinação, Jamie Watson também conhecido como Jamie 3:26, atingiu sua maioridade em uma era de ouro da história da música de Chicago. Mergulhou na house music antes que o gênero fosse especificamente eletrônico. Vindo de Beverly, lado sul de Chicago, Jamie conquistou reconhecimento impulsionado pelo desejo de permitir que pessoas se soltem e esqueçam seus problemas.
Seus sets trazem sons novos e frescos, sejam eles de 30 anos atrás ou um recém lançado, o importante é que ele goste do seu groove. Jamie descreve que quando está tocando “seu principal objetivo é se conectar com a pista, se alimentar de sua energia e tenta ao máximo manter as pessoas na pista e direcioná-los ao lugar que ele quer que eles vão.” Este é o que o diferencia de muitos outros.
Channel Tres
Rapper, cantor, compositor e produtor musical, Sheldon Young é conhecido por seus singles “Controller” e “Topdown”. Criado no sul de Los Angeles por seus bisavós, passava a maior parte dos dias na igreja, onde tocava no coral. Com formação acadêmica, Tres começou a fazer beats para outros cantores americanos e sua fama internacional chegou em 2018, sua faixa “Controller” teve grande exibição na Rádio BBC e foi chamada de “um dos sucessos cult de 2018” pela estação australiana Triple J.
Sun El Musician
Sul africano, é DJ, compositor e produtor musical. Nascido e criado na África do Sul, criado com seus quatro irmãos e sua mãe. Frequentou a universidade porém desistiu em 2007 para se dedicar a carreira musical. Remixando canções e criando mixtapes, foi contratado por uma gravadora por onde ficou como produtor musical por 5 anos. Criando suas próprias canções, alcançou o primeiro lugar no Shazam em 2016, com seu single de estreia “Akanamali”. Sun El Musician, a estrela sul-africana é conhecida por sua fusão de afro-house e eletrônico, misturando sons desses vastos gêneros com elementos de pop alternativo e soul. E com impressionantes 31 faixas, seu segundo álbum foi lançado em dezembro.
Gostou de saber um pouco mais sobre estes artistas? Então, confira outros conteúdos incríveis como este em nosso site. Venha conferir!
Leia também: