EXPOSIÇÃO “60 ANOS DE DISCOTECAGEM EM SÃO PAULO” INAUGURA GALERIA DEDICADA AO UNIVERSO DOS DJS

Você sabe qual o trabalho do DJ? A partir de meados dos anos 70, os disc-jóqueis são responsáveis por levar a música aos ouvidos do público, seja em grandes festas, no bar perto de casa ou não, até na casa dos amigos. Tudo acompanhado por muita pesquisa, treino, estudo, dedicação e muito amor.

Para disseminar todas as minuciosidades do mundo da discotecagem, o Centro Cultural Galeria Olidio, localizado no Centro Histórico da capital paulista, foi transformado em Galeria do Dj “Sonia Abreu”, resultando na união de música, dança, festa e economia criativa, tudo num só lugar.

A ideia espaço nasceu da vontade de consolidar o centro cultural em um polo de cultura conectado com a cena cultural do centro de São Paulo, uma referência das festas de música urbana comandadas pelos Djs, uma das grandes tradições da noite paulista.

A Galeria, idealizada pelo Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo Alê Youssef, e pela coordenadora do CC Olido, Claudia Assef, contou com a colaboração de mais de 100 DJs da cena paulistana para a sua elaboração

 A partir de 18 de maio de 2021, o espaço abre para o público com visitas agendadas online e capacidade de até 10 pessoas por hora, respeitando todos os protocolos de segurança e distanciamento social. As inscrições serão gratuitas e o link será divulgado em breve nas redes sociais do espaço.

A coordenação do projeto fica por conta de Claudia Assef, jornalista, DJ, pesquisadora, produtora e autora do livro “Todo DJ já Sambou” (2003), com mais de 25 mil cópias vendidas. “Vamos criar um centro de referência da cultura do DJ, da noite e novas mídias”, conta Claudia Assef.

A mostra colaborativa teve participação de mais de 100 DJS de várias épocas e estilos musicais, como a própria Sonia Abreu, KL Jay, DJ Marky, DJ Nuts, Vintage Culture, VJ Spetto, Erika Palomino (atual diretora do Centro Cultural São Paulo), L_cio, Tessuto, Gop Tun, Mamba Negra, Tony Hits, Gui Boratto, Davis, Dmitri, Iraí Campos, Julião, Fabio Mergulhão, Claudia Guimarães, e muitos outros.

“60 Anos de Discotecagem em São Paulo” traz, em ordem cronológica, fotos históricas, flyers de época, figurinos, discos em vinil, instalações audiovisuais e equipamentos que ajudam a contar a linha do tempo da evolução do áudio no Brasil. A escolha de homenagear Sonia Abreu (1951-2019) para dar nome ao espaço se deu por conta de seu pioneirismo na cena de discotecagem nacional.

“Sonia foi a primeira a realizar muitas coisas: foi uma das primeiras mulheres a trabalharem como sonoplasta no rádio, a primeira DJ mulher a atuar numa discoteca, nos anos 70, a primeira a sair com uma rádio ambulante pelas ruas de São Paulo”, afirma Claudia Assef.

Crédito: Divulgação – Sônia Maria Saraiva Santos Abreu, conhecida como Sônia Abreu, foi a primeira mulher DJ do Brasil!

Serviço:

Galeria do DJ – Centro Cultural Olido

Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo. (11) 2899-7370

Infos no http://www.instagram.com/galeriadodj/

Posted in

Pedro Caixeta

× Como posso te ajudar?