Conversamos com RIKO sobre os desafios do mundo da música eletrônica
O DJ e produtor paulista deixou o mundo corporativo para abraçar as nuances melódicas e progressivas da música e tornou-se o primeiro brasileiro a lançar na Purified Records
por Isabela Junqueira
Há 10 anos Henrique Capeleiro envolveu-se profissionalmente com a música eletrônica, mas desde a pandemia, foi forçado a repensar seus caminhos. E ainda bem, não é mesmo? A necessidade de reinvenção conduziu os caminhos de Henrique à criação do projeto RIKO, alias sob o qual vem atuando ao propagar o House melódico e progressivo.
Em pouco menos de um ano desde que começou a lançar músicas sob o nome RIKO, infiltrou-se entre as preferências musicais de Nora En Pure, que por sua vez, incluiu “By My Side”, faixa do DJ e produtor paulista, na Purified Records, selo que encabeça. Dessa forma, RIKO tornou-se o primeiro brasileiro a lançar pela gravadora suíça, abrindo os caminhos de uma carreira promissora.
Sabemos que não é fácil recalcular a rota, e que os desafios são diversos. Justamente por isso, convidamos RIKO para um papo sobre sua trajetória e aprendizados. Confira:
Olá RIKO, bem vindo à Tuntistun! Você se lembra quando sentiu a necessidade de se envolver profissionalmente com a música eletrônica e como traçou seu caminho para isso?
RIKO: Primeiramente é um prazer muito grande falar com vocês! A música eletrônica me acompanha desde 2006. Fui frequentador assíduo de festas por muitos e muitos anos. Porém, demorou muito pra que eu realmente tomasse coragem e aprendesse a produzir. Após alguns anos tocando como DJ, eu decidi me jogar de cabeça na música eletrônica e me dedicar 100% ao meu projeto autoral!
Sua trajetória profissional inicia-se como DJ no mercado corporativo, mas a pandemia foi decisiva para mudar muitas coisas por aí, não é mesmo?
RIKO: Sem sombra de dúvida a pandemia foi divisora de águas pra mim! Eu atuei anos no mercado corporativo atendendo diversas marcas, mas sempre me faltou algo! Nunca perdi as raízes que me ligavam ao eletrônico. A Pandemia me deu um chacoalhão e me fez repensar tudo. Me vi na necessidade de mudar tudo e correr atrás do sonho de viver da minha própria música!
E como foi o processo de desenvolvimento da sua assinatura musical?
RIKO: Enquanto eu aprendia a produzir, eu testei bastante coisas entre o House e o Techno, mas desde que comecei a frequentar festas e raves, o lado melódico e progressivo sempre me chamou mais a atenção! Foi um processo natural, de seguir o que meu coração realmente gosta! Hoje minha música passeia no espectro do house melódico e progressivo. E o resultado veio! Acabei conseguindo suportes de artistas como Ferry Corsten, Nora En Pure, EDX, Miss Monique, Cosmic Gate, etc.
Em quais aspectos você sente que a sua atuação anterior te auxilia no presente?
RIKO: Quando se toca pra muitos eventos diferentes, com públicos diferentes, idades, gostos, etc, você acaba desenvolvendo uma visão de pista bem ampla. Pois é necessário agradar uma pista de dança extremamente diversa! Acho que todo esse jogo de cintura moldou o RIKO de hoje pra enfrentar as pistas mais exigentes do Brasil!
Acredito que um dos melhores termômetros do quão acurada é sua assinatura musical, é que em menos de um ano de lançamentos através dela, você tornou-se o primeiro brasileiro a lançar pela Purified. Como foi o caminho percorrido até chegar ao “sim” de Nora En Pure?
RIKO: Quando decidi seguir 100% meu coração e produzir o que amo de verdade, acabei produzindo a By My Side, meu debut na label da Nora En Pure! Sinto que isso é um grande exemplo pra todo mundo que sonha em assinar em grandes labels. Fiz a Track no meu quarto, enviei no e-mail igual todo mundo e pra minha surpresa ela foi assinada como single pela Purified e tocada pela Nora e outros grandes nomes!
Por fim, para concluirmos, quais novidades você pode nos adiantar sobre o próximo semestre do ano? Valeu pelo papo, Riko!
RIKO: Como não deve ser surpresa pra muita gente, após algumas collabs com meu grande amigo GUGGA, decidimos fazer dessa parceria um duo oficial que será lançado em breve! E já com tracks de “estreia” assinadas por labels como a Ame Records (do Grupo Ame/Laroc), Purified, Siona, Area Verde e outras que divulgaremos muito em breve!
No 2º semestre as pessoas vão ouvir bastante coisas novas e também collabs nossas com outros grandes artistas da cena!
RIKO está no Instagram.
Veja outras entrevistas AQUI