O Brasil perdeu, na última quarta-feira (09), uma das vozes mais icônicas, importantes e expressivas da história da música: a cantora e compositora Gal Costa, que faleceu aos 77 anos, em São Paulo. Gal estava, inclusive, criando um relacionamento mais próximo com a música eletrônica. Iria lançar na sexta (11), em coprodução com o duo carioca Bruce Leroys, pela Universal Music, um remix de Flor-de-Maracujá, música original de 1974, presente no álbum “Cantar“. O “Aureum Remix” chegaria em três versões (Radio Edit, Extended e Dub Version), por ora adiado, sem previsão de lançamento.
A voz de Gal também havia ecoado recentemente no festival Coala e marcaria presença no lineup do Primavera Sound; assim, ao longo de suas décadas de carreira, fica ainda mais claro que Gal sempre esteve em movimento, se comunicando com diferentes gerações e encantando públicos diversos. Em 2011, havia lançado o disco “Recanto”, com 11 canções, onde ela interpretou músicas inéditas compostas por Caetano Veloso em um flerte muito forte com a música eletrônica.
Abaixo, você pode conferir a nota de pesar oficial da Universal Music e do Bruce Leroys:
Universal Music:
“Foi com imenso pesar que a Universal Music Brasil recebeu a notícia do falecimento da cantora Gal Costa, um dos grandes nomes do movimento tropicalista, uma artista inquieta e inovadora até os dias de hoje, que possui os primeiros discos de sua brilhante carreira no catálogo da companhia.
Diante desta triste notícia, informamos que o lançamento do remix da canção “Flor-de-Maracujá” (João Donato e Lysias Ênio), do álbum da cantora intitulado “Cantar” (1974), feito pelo duo carioca Bruce Leroys (formado por Marcelo Abreu e Diogo Vaille) em homenagem a Gal Costa, que tinha lançamento previsto para esta sexta-feira, dia 11 de novembro, será adiado por ora, com data indefinida.
“Recebemos, com muita tristeza, a notícia da inesperada partida da Gal Gosta, uma artista que sempre nos surpreendeu com seu imensurável talento e sua voz. Nos despedimos de Gal Costa certos de que ela deixa um legado imaterial para a música popular brasileira e para outras tantas futuras gerações”, diz Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.
Bruce Leroys
“Como sabem todos aqueles que nos acompanham, estávamos a dias do lançamento do nosso remix oficial da faixa “Flor de Maracujá” com a inigualável Gal Costa. Estamos devastados com a notícia da passagem da nossa Diva. Todo nosso carinho e solidariedade aos familiares, amigos, parceiros e fãs. Em demonstração de respeito absoluto ao momento que todos estamos passando, nós, em conjunto com @umusicbrasil, decidimos que não há a menor possibilidade, neste momento, de se falar deste lançamento. Agradecemos o carinho de todas as mensagens que recebemos, e estamos certos que no momento apropriado, a faixa ”Flor de Maracujá” será parte de uma grande e mais que merecida homenagem à vida e ao legado incomensurável da divina Gal. É um privilégio e uma grande honra ter tido a oportunidade de participar de uma pequena parte da grandiosa obra da nossa musa, muito obrigado!!” Para todo sempre, Gal!, comunicou o Bruce Leroys, através de seu Instagram.
Apesar de sua presença física não estar mais entre nós, a voz dessa diva que transformou a música popular brasileira continuará por uma eternidade em nossos ouvidos e corações e seu legado jamais desaparecerá.